the green affair – o melhor restaurante vegano ever

Para tudo!
Eu pre-ci-so da sua atenção, porque quero compartilhar o que talvez seja a MELHOR EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA que eu tive nos últimos meses. E não é exagero!

Vamos por partes.

Sou vegetariana e, desde que comecei com a vida de nômade, estive um pouco apreensiva sobre as opções disponíveis nos países que têm como carro-chefe carnes/mariscos/aves.

No Uruguai, confesso, as opções eram as mais simples da carta, nada de UAU, mas dava para se virar bem. Já na Argentina foi uma surpresa.  Haviam muitos restaurantes vegetarianos e, em todos os lugares, haviam excelentes opções no menu.

Mas aí, cheguei na Europa, em Portugal – onde o mar é responsável pela cultura gastronômica do país. Comecei a buscar opções de restaurantes vegetarianos e encontrei CENTENAS. Não é mentira. E melhor ainda, muitos deles eram VEGANOS.  Entrei em contato com alguns deles e propus uma parceira.

Acabei fechando com o THE GREEN AFAIR – e eu acho que não poderia ter sido melhor. PORQUE TENHO CERTEZA QUE ESSE É UM DOS MELHORES RESTAURANTES QUE JÁ COMI, ever!

Vem comigo!

O restaurante abriu as portas há apenas 8 meses, mas, a inspiração vem de alguns anos. Conversei com o criador desse OÁSIS GASTRONÔMICO, o Henrique Pereira, e ele me contou que vem acompanhado a evolução da culinária vegan, como receitas e técnicas, há 4 anos – e sim, ele também é vegano.

Sentia que havia uma falta de locais com um ambiente apelativo e inclusivo e com um appeal para quem não segue este regime alimentar. O objetivo é criar uma experiência excelente (da decoração ao service e produtos) a um preço muito acessível, de forma a descontruir preconceitos em relação a esta gastronomia.
A missão é influenciar as pessoas a perceberem que é possível conseguir conciliar momentos de prazer, à volta de uma mesa, sem sentimentos de culpa (em relação ao planeta, ao sacrifício animal e à sua saúde).

E posso falar: ele conseguiu!!!
A forma como ele apresenta o restaurante e os produtos é um diferencial a se ver ao longe.

100% VEGAN

Dos móveis aos detalhes do prato, tudo ali é produzido com produtos 100% veganos.

A decoração foi feita por uma arquitecta que trabalha conosco, após termos debatido sobre o mood que queríamos no espaço. As “peles” sintéticas que utilizamos nas cadeiras e bancos são mais um exemplo de que é possível conseguir a experiência (apresentação, textura) de certos elementos e materiais, sem o sacrifício animal.

OLHA QUE LINDO!!! São móveis VEGANOS!

O MENU

Para começar, todos os dias o restaurante oferece dois pratos do dia, sendo um inspirado na culinária portuguesa e outro na gastronomia internacional. Mas, a carta é de outro mundo. Não existe nada convencional, mas qualquer prato ganha nota dez, facilmente.

Foi o próprio Henrique quem criou os pratos. Inspirado por perfis que acreditava serem importantes para sua identidade, dividiu as ideias com a equipe da cozinha e o resultado final foi finalizado por todos eles, pensando, claro, nos prodytos da época e descobrindo as preferências dos clientes.

É o que eu chamo de TIRO CERTEIRO ❤


EXPLORANDO A CARTA

Ao invés de provar os pratos do dia, preferi mergulhar nas opções do menu.
E, confesso, não sei dizer o que estava melhor.
Não teve NADA que fosse extremamente gostoso.


SUCO DE MANGA COM FRUTAS TROPICAIS
Affff, a cada gole uma alegria!


AS ENTRADINHAS
– Bolinha de couve-flor explosão de crocância
– Guioza de verduras com hummus e beterraba que derrete na boca


Principal 1
Hambúrguer de portobelo
saborosíssimo


Principal 2
Pasta com nozes, cogumelos e pesto
que daria pra comer diariamente
em todas as refeições


Sobremesa 1
Torta de chocolates para
os amantes do cacau


Sobremesa 2
“Cheesecake” vegano, mas que foi a melhor sobrema que comi na vida – feita com amêndoas (parece um marzipan) e adoçada naturalmente com tâmara.


ATENDIMENTO

Se o Henrique queria oferecer uma experiência excelente, ele conseguiu. hehehe Pensa numa equipe simpática, bom atendimento e profissionais felizes. Foi o que vi, senti e troquei com a staff.

Da recepção aos cozinheiros, dava para perceber FELICIDADE ali. A garçonete que me atendeu, por exemplo, era muito simpática, atenciosa e me ajudou a escolher os pratos, contando um pouco sobre os detalhes da carta, sobre a percepção dos clientes e opiniões pessoais.

Conversei com o chef, com os cozinheiros e acho que nunca vi uma equipe tão motivada. Acho que por isso a comida sai tão gostosa 🙂

FAÇAM TUDO COM AMOR, GENTE.

PREÇO

Bom, não podemos converter Euros para Reais, porque nossa moeda é super desvalorizada nesse câmbio, mas vejam o que comemos e deu $50 ($25/pessoa).
CINQUENTA DINHEIROS. Com muita fartura!

(ai no Brasil vocês não comeriam 2 Big Mcs por 50 dinheiros hahaha).

MAIS CURIOSIDADES

Gente, esse lugar é cheio de detalhes – e tenho certeza que eles fazem a diferença. Olha o que mais eu descobri.

 – o tofu utilizado no The Green Afair é de origem biológica, produzido artesanalmente a 30min do restaurante (no Montijo);

– as cervejas artesanais da carta são produzidas a 15min de distância (em Marvila) e uma das marcas – Lince – contribui ativamente para a conservação do lince ibérico (uma espécie em vias de extinção);

– eles não utilizam água engarrafada. Utilizam um sistema de filtragem que retira o cloro, metais pesados e torna a água alcalina. Não só torna a água mais saudável, como é um sistema muito mais sustentável em termos de impacto ambiental

Para! Eu IMPLORO que quem estiver por Lisboa, sendo vegan ou não, prove essa experiência.  Depois me conta se não caiu uma lágrima de felicidade a cada garfada, ok?

Agradeço ao Henrique pela parceria e oportunidade de contar para mais pessoas sobre um projeto tão lindo como esse.
E saibam vocês que, com essa parceria, eles ganharam uma cliente fiel. Sim, estou sempre de volta para provar mais uma receita da casa ❤

CHECK THIS OUT

Acompanhem o Instagtam deles clicando aqui

A página do Facebook é essa aqui

Endereço: Av. Duque de Ávila 32-A, 1000-141 Lisboa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s